6/20/2009

The glue that keep us together*


Tinha pensado escrever um post sobre o meu peso (ou a perda de algum...Yeah!=D), mas hoje, em conversa com uma amiga, fiquei a pensar em algo. E mais tarde, em conversa com outra amiga, esse assunto voltou a assaltar a minha mente.
Como sabemos que é para sempre?Ou melhor, o que podemos fazer para que seja (se é que podemos fazer alguma coisa...)?

Claro que nunca podemos saber se é para sempre ou não. Eu, sinceramente, tenho alguma dificuldade em acreditar. Ainda não temos a capacidade de adivinhar o futuro e não podemos ter as coisas como garantidas. Podemos querer muito ficar para sempre com essa pessoa, mas a vida dá muitas voltas,as pessoas mudam,e o "sempre" torna-se num "fim"(ou o "foram felizes para sempre" em um "não te quero ver mais!").

Será que podemos alterar isso ou algumas relações estão condenadas a terminar, independentemente do que se faça?

Eu tenho vários casais amigos e todos eles muito diferentes.

A F. e o R. têm uma relação complicada desde o princípio. Começou com uma traição da parte dela logo no princípio do namoro.Passaram por fases em que estavam super apaixonados, mas depois a F. farta-se dele e acabava.Depois voltavam.Depois chateavam-se e voltavam a acabar. Mas era sempre ela que acabava. Cerca de três anos depois e muitos "acabar/recomeçar", o R. fartou-se e acabou com ela. Aí é que a F. finalmente percebeu como tinha agido mal. Entretanto R. curtiu com uma rapariga e F. acabou por "pagar na mesma moeda". Mesmo assim F. fartou-se de andar atrás de R, mas ele não queria nada com ela. Até que R. acabou por ceder e voltaram. Nessa altura a F. conheceu outro rapaz,acabou com R. e viveu uma história de amor fogosa durante dois meses. Depois acabou com o "amor da vida dela" e voltou para R. Agora continuam juntos, apesar de ainda acabarem e recomeçarem uma data de vezes. E já lá vão 5 anos.

A I. e o C. estão juntos estão juntos à cerca de 4 anos. Mas os 4 anos deles equivalem ao dobro dos casais "normais" porque desde do ano e meio/dois anos de namoro que praticamente vivem juntos. Metade da semana estão em casa dela, na outra metade estão na casa dele. Ou melhor, estavam. I. e C. recentemente arranjaram novos empregos. Isso fez com que deixassem de estar tanto tempo juntos. O que é estranho aqui não é não estarem tanto tempo juntos, mas sim isso acontecer agora, pois já ambos trabalharam antes (I. estudava e trabalhava) e isso não foi impedimento. Parece que agora à menos vontade de ambas partes. E C. era completamente doido por I. Será que é só uma fase menos boa ou I. e C., por viverem tão intensamente (e juntos) o namoro nos primeiros tempos, começaram a não terem tanta necessidade de estarem juntos?(Espero mesmo que seja a primeira hipótese e que passe rápido!)

T. e Z. estão juntos à cerca de 4anos também. O namoro teve os seus altos e baixos (como qualquer relação), mas houve várias alturas em que esteve muito tremido. T. tem um feitio difícil e amua se as vontades dela não são feitas. Z. também é um pouco mimado, mas o mal maior é mesmo ser muito preguiçoso (isso implica deixar de estar com a namorada porque não lhe apetece conduzir...). O maior problema de T. e Z. é que tem problemas na relação, mas raramente falam sobre eles ou os tentam resolver. Discutem muito, chateiam-se, mas depois agem como se nada tivesse passado. Ora, se não falam sobre o problema, ele vai continuar lá na mesma. Houve muitas alturas em que pensei que T. e Z. não fossem durar mas, a verdade, é que, mesmo depois de tudo, continuam juntos (e ainda bem..acho).

Isto tudo para mostrar como a relação mais estável (I. e C.) é aquela que apresenta mais probabilidades de não resultar, enquanto que as duas outras relações, as mais complicadas, parecem ser as que estão para durar.

Será que quando as coisas correm demasiado bem é porque estão condenadas e quantos mais problemas, maior a probabilidade de durar? Ou será que as discussões frequentes "apimentam" e dão uma dinâmica diferente a uma relação?Discussão/problemas é equivalente a durabilidade da relação?
Eu quero acreditar que não. Até porque vivo uma relação de cinco anos bastante estável (com os seus altos e baixos, algumas chatices e discussões...Mas nada de excessivo) e gostava muito que durasse, e durasse,...Mas a verdade é que, tendo em conta os casais que conheço, está-me cá a querer parecer que a "cola", o elixir para a eternidade, o que faz durar uma relação é mesmo esta ser (meio) problemática.

Não tive os melhores exemplos, se calhar não estou rodeada de muitos "foram felizes para sempre" e isso faz com que seja um pouco céptica relativa a isso. Mas a verdade é que, no fundo, gostaria muito de poder viver uma história de amor com final feliz. Se calhar já a estou a viver, se calhar não é desta, se calhar nunca será...Sabendo ou não qual é a "colinha"/o truque para a eternidade, vou vivendo. Um dia de cada vez.Até...*


Fotografia de: http://www.stuff.co.nz


Sem comentários: