4/20/2009

A mentira


A mentira tem muitos tamanhos e feitios.


Há a mentira pequenina,que não magoa/faz mal a ninguém. Há a mentira grande, que implica vários aspectos,pessoas e magoa/faz mal. Há a mentirinha bondosa,que serve para ajudar alguém.Há a mentira perdoável, que, pelo seu contéudo ou finalidade,tem que ser perdoada. Há a mentira que não é bem mentira,mas que também não é bem verdade.Há a mentira por omissão, que não é mentir,mas sim omitir uma verdade.Há a mentira..

E estes são só alguns exemplos pois, certamente, existem muitos mais.

Quais destes exemplos pode ser perdoável?Ou serão que são todos perdoáveis,se tiverem uma boa explicação/justificação?Ou será que nenhuma mentira deve ser perdoada?

A partir de que momento,ou mentira,dizemos :"Não volto a desculpar mais nenhuma mentira!"? Ou será que nunca deveriamos perdoar?

Uma mentira, quer seja pequena,grande,maldosa ou mesmo com boas intenções, cria pequenos buracos negros nas relações (amorosas,familiares,de amigos,de trabalho,...). Buracos esses que, se não tivermos cuidado, têm tendência para crescerem. A velocidade a que crescem depende da frequência dessas mentiras.

Os buracos vão crescendo, a relação vai enfraquecendo e os laços com a pessoa diminuindo. Até que um dia as mentiras são tantas,os buracos são demasiados, e a relação..essa já não existe.

E depois ainda nos questionamos com o que terá acontecido...

Será que deviamos ter mais cuidado com as mentiras,mentir menos ou mentir "coisas pequeninas",ou então...hipótese mais díficil...deixar de mentir?(ou deixar de perdoar qualquer tipo de mentiras.Talvez a pessoa aprendesse que não deveria mentir).


Não sei muito bem o que fazer em relação às mentiras, até porque ainda estou a (tentar) aprender a lidar com algumas. Nem sei sequer se este texto faz algum sentido (as usual..). Mas precisava de exorcizar este sentimento,precisava de deitar cá para fora,de tentar perceber como me sinto em relação a este assunto...

A verdade é que não sei bem.Digo que estou a aprender a lidar com a mentira mas , a verdade, é que ainda me dói pensar nela, ainda me custa digerir que me tenham mentido (mesmo que tenha sido uma "pequenina"), custa-me perceber como as pessoas fazem promessas,não as cumprem e ainda mentem sobre isso...


A verdade é que eu também minto.No geral são daquelas "pequeninas", que não magoam ou prejudicam ninguém (ou pelos menos julgo que não). Mas são mentiras à mesma. Não sei se isso faz com que eu tenha menos direito a exigir que não me mintam, ou se perco mesmo esse direito.


Talvez se um dia deixar de dizer as mentiras pequeninas, talvez tenha direito para TE exigir que sejas sincer@ comigo, talvez tenha coragem para TE dizer como não consigo nem TE posso perdoar. Porque ainda dói,ainda magoa,ainda mexe comigo..

Mas por agora vou tentando perceber,digerir,desculpar...

*


(Fotografia:“I Am Lying Pt. 1” by ~LostSnow @LostSnow.deviantart.com)

Sem comentários: